quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESTUDO DO DOCUMENTO FINAL - CONAE


No dia 28 de maio (terça-feira), às 14 horas, na EEB Manoel Henrique de Assis, acontecerá o estudo do documento final da CONAE. Para este dia, solicitamos que as unidades escolares, juntamente com os delegados, estudem as propostas assinaladas na Conferência Municipal. Lembramos que ainda podem ser incluídas propostas não contempladas anteriormente. SOLICITAMOS QUE AS ALTERAÇÕES SEJAM FEITAS EM OUTRA COR DE TEXTO, PARA PODERMOS COMPARAR A PROPOSTA ORIGINAL COM A NOVA REDAÇÃO.



ESTUDO DOS EIXOS TEMÁTICOS


I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação

- A união deverá promover a realização de pelo menos uma conferência por ano, para avaliar e monitorar a execução do PNE e subsidiar a elaboração e adequação anual, com a necessidade de gestão democrática em todas as instituições de ensino do país, além de garantia de autonomia, controle social e avaliação da educação.
- Universalizar o atendimento escolar da população de quatro a cinco anos dando subsídios para os municípios de acordo com a real necessidade, pois muitos estão fora da escola por falta de vagas devido à carência de infraestrutura dos municípios.
- Definir com maior clareza quais serão os Padrões Mínimos de Qualidade quanto à igualdade de condições de acesso e permanência do aluno na escola do ensino regular e de EJA e instalações gerais da escola;
- Construir um Sistema Nacional de Educação, visando articular informações e aperfeiçoar custos;
- Que todos os profissionais da educação tenham no mínimo formação em Magistério, como pré-requisito para o ingresso ao Ensino Superior na área da Educação;
- Para implantar a Educação Básica Integral que seja verificado antecipadamente se a escola possui infraestrutura e quadro de profissionais habilitados e que o planejamento seja diferenciado. Implantar e garantir a permanência de 100% dos alunos matriculados em tempo integral.


II - Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

- Acompanhamento individual dos alunos do ensino regular e de EJA com dificuldades de aprendizagem (garantir, quando necessário, a contratação imediata de profissionais capacitados para atuar nas salas de apoio pedagógico).
- Programas e tecnologias para a correção de fluxo com acompanhamento pedagógico, recuperação e progresso parcial, priorizando alunos de baixa renda e de EJA, excluídos pela família e sociedade com o objetivo de incluir e dar condições de plenos direitos humanos.
- Buscar parceria de trabalho com o Conselho Tutelar e Assistência Social, quando solicitado pela Unidade Escolar, para garantir justiça social e os direitos humanos.
- Regularizar a diversidade curricular para trabalhadores, visando atender as necessidades dos jovens e adultos que, devido à suas profissões (caminhoneiro, pescador, circense,...), possuem dificuldades de estudar no currículo padronizado ofertado pelas instituições de ensino.
- Garantir a contratação do Psicopedagogo e vigilância humana para atuar dentro da unidade escolar do ensino regular e de EJA.
- Idade mínima de 15 anos para ingresso na Educação de Jovens e Adultos. OBS: AUMENTAR A IDADE PARA INGRESSO NA EJA É AUMENTAR A OBRIGATORIEDADE DE PERMANÊNCIA DO ALUNO NO ENSINO REGULAR, JÁ QUE NÃO É O NÍVEL DE ENSINO QUE É OBRIGATÓRIO, É A IDADE.
- Criação de uma Secretaria em cada estado para trabalhar com políticas de proteção à Juventude -Diversidade Plena e a utilização do nome social (movimento LGBT) nos documentos escolares.
- Acabar com o sistema de cotas – a partir do momento em que criamos cotas de exclusividade e falamos de inclusão tomamos um caminho contraditório.
- Inserir no currículo da disciplina de Ensino Religioso, Sociologia ou Filosofia a discussão do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), abordando  a questão dos Direitos e Deveres.
- Trabalhar o contexto da inclusão escolar sem segregação.


III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

- Promover o acesso à rede mundial de computadores com internet de alta velocidade e aumento do número computadores/alunos nas escolas, com as devidas manutenções.
- Grade curricular e mudança na organização do estudo do aluno trabalhador - período noturno - para 4 anos, assim atendendo melhor os 200 dias letivos e ou 800 horas com aula de segunda a quinta-feira. OBS: ESSA PROPOSTA É SURREAL E VAI CONTRA AO QUE O FREJAMFRI ENTENDE POR CERTO. O ADULTO PRECISA TER UM CURRÍCULO FLEXÍVEL, JÁ QUE EJA NÃO É “ENSINO” E SIM “EDUCAÇÃO”...
- Tornar obrigatório, de pelo menos, um curso de Ensino Técnico por unidade escolar do Ensino Médio, escolhido pela necessidade da comunidade escolar (expandir e aprimorar o Curso Integrado).
- Unir parcerias da sociedade civil, científica, comunidade (família) em consonância com o ambiente relativo à produção de trabalho; agregando-as à prática docente.
- Projeto para extensão do tempo de trabalho dos professores (de forma remunerada) para que constituam grupos que articulem com a comunidade, escola e empresa.
- Garantir um levantamento sócio econômico para apontar alunos que realmente precisam permanecer em tempo integral nas Unidades Escolares, visto que a família não pode se ausentar da responsabilidade de educar os filhos.
- Articulação da escola com diferentes espaços educativos, culturais e esportivos, com equipamentos públicos como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros, cinemas e planetários com acompanhamento profissional;
- Tornar obrigatória a chamada pública de crianças, adolescentes, jovens e adultos fora da escola em parceria com órgãos públicos de assistência social, saúde e de proteção à infância, adolescência e juventude, garantindo-lhes vagas em unidades adequadas e equipadas, como meio de diminuir a baixa escolaridade.
- Instruir a utilização dos recursos naturais de maneira consciente para a melhoria da qualidade de vida da presente geração, garantindo as mesmas possibilidades para gerações futuras.


IV - Qualidade de Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem

- Garantir o acesso e permanência do aluno, procurando identificar os motivos de ausência, baixa frequência e evasão por parte dos conselhos deliberativos, conselho tutelar e demais órgãos competentes.
- Garantir o transporte escolar em todos os níveis do ensino regular, especial e de EJA de acordo com os horários escolares e não a escola ter que se adequar aos horários de transporte, com fiscalização dos processos licitatórios pelos poderes públicos.
- Aprimorar os instrumentos de avaliação da educação básica - IDEB -, de forma a englobar todas as áreas do conhecimento, em todos os níveis do ensino fundamental e incorporar o exame nacional do ensino médio ao sistema de avaliação da educação básica.
- A avaliação não pode ser meritocrática. Deverá estar vinculada a programas de formação continuada dos profissionais da educação e à avaliação do processo, diagnóstica e não punitiva.
- Sucesso escolar como sinônimo de aprendizagem com qualidade.
- Maior autonomia para criar juntamente com a assembleia de pais, normas e regras para a boa convivência no âmbito escolar, garantido o cumprimento dos encaminhamentos e punições.
- Aumentar a oferta de vagas mediante construção e ampliação de unidades escolares em todos os níveis (municipal, estadual e federal), adequadas e com qualidade.
- Reuniões, palestras e oficinas para aproximar a comunidade escolar de forma interativa.
- Desenvolver projetos que envolvam as questões da atualidade, que contemplem conteúdos significativos.
- Profissionais habilitados para desenvolver atividades diferenciadas no contra turno que contribuam com a aprendizagem do educando do ensino regular, especial e de EJA.
- Fazer cumprir o número de alunos por turma priorizando a qualidade.
- Qualificar e avaliar os profissionais de educação do ensino regular, especial e de EJA.
- Analisar e reorganizar a grade curricular do ensino regular, especial e de EJA.
- Contratação de equipe multidisciplinar (...) na unidade escolar do ensino regular, especial e de EJA.
- Garantir as U.E. a aquisição do material didático e uniformes visando a qualidade.
- Investir nas estruturas físicas, conforme a necessidade da mesma (quadra coberta, salas de aula, biblioteca e videoteca,...), respeitando a acessibilidade.
- Criar uma equipe de manutenção, habilitados que atendam as necessidades da U.E. do ensino regular, especial e de EJA (pedreiro, servente, eletricista, encanador, pintor,...).
- Criar um fundo financeiro para manutenção administrado pela unidade escolar.
- Garantir ao profissional da educação, a oportunidade de crescimento, proporcionando suas habilidades e incentivando através do plano de carreira, também viabilizando um plano de saúde nas três esferas (municipal, estadual e federal).
- Capacitar os bibliotecários para garantir um ambiente adequado para atender a comunidade escolar.
- Oferecer cursos técnicos profissionalizantes para estudantes do ensino regular e de EJA voltados às necessidades regionais;
- Criar programas de fiscalização dos cursos superiores, de modo a qualificar o desempenho dos envolvidos no processo;
- Tornar prioritário a relação Educação e Trabalho para estudantes do Ensino Médio, Especial e de EJA, devido à dificuldade de alguns municípios pequenos e interioranos conseguirem a oferta;
- Avaliação após a conclusão do nível superior para os profissionais da educação.
- Disponibilizar profissionais e adequação do ambiente escolar (regular, especial e EJA) para realização de aulas contraturnos com oficinas de reforço, músicas, teatro, capoeira e artes manuais.
- Realizar projetos incentivando o envolvimento da comunidade voltada para a responsabilidade dos pais na educação de seus filhos.
- Ofertar transporte escolar com qualidade, assim como viabilizar a saída dos mesmos para visitas de campo.
- Priorizar o plano de carreira;
- Implementar o currículo escolar com aulas de Línguas desde os Anos Iniciais.
- Ter mobílias adequadas para atender os alunos, inclusive na educação infantil, especial e EJA;
- Meios de comunicação em todas as escolas;
- Oferecer capacitação aos profissionais da educação para atender as crianças, jovens e adultos portadores de necessidades especiais e acessibilidade aos mesmos.
- Garantir transporte escolar ou passe escolar para os alunos do ensino regular, especial e de EJA e os profissionais da educação da Unidade Escolar.
- Criar um consultório móvel com intenção de atender os alunos na necessidade de pediatra, psicóloga e dentista em dias específicos, por período determinado em cada Unidade Escolar.
- Segundo Professor????


V - Gestão Democrática - Participação Popular e Controle Social.

- Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos Municípios, Estados e União, a nomeação comissionada de gestores de escola e gerentes regionais vinculadas a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.
- Garantir a participação da comunidade na escolha do Conselho Municipal de Educação através do voto direto e secreto, bem como remuneração digna dos conselheiros e cumprimento de jornada de trabalho visando um melhor controle social e aplicação do ensino público gratuito.
- Criar, pelas autoridades competentes em nível de município, atividades recreativas, culturais e desportivas, que desenvolvam a convivência social e a cidadania, retirando o jovem e o adulto estudante da ociosidade como controle social.
- Garantir a participação em Programas de apoio e formação aos membros dos conselhos (educação, escola, alimentação...);
- Articular políticas de acesso e permanência, que se pense também na contratação de profissionais na área de assistência social para dar suporte ao atendimento escolar, bem como respeito às faixas-etárias;
- Promover a participação de todos no processo educativo, atualmente presencia-se um afastamento da família em relação à escola.


VI - Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

- Programas de formação de pessoal especializado com produção de materiais didáticos de acordo com a realidade de cada região.
- Ampliar programas de formação continuada de professores para trabalhar com a pessoa com deficiência em todas as áreas e disciplinas.
- Garantir em regime de colaboração entre União, Estados e Municípios, que todos os professores possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento de "forma presencial".
- Garantir o cumprimento do Piso Nacional de Salário, bem como Plano de Carreira e a Jornada de trabalho cumprida em apenas um estabelecimento de ensino.
- Cumprimento da lei que determina o número máximo de aluno por turma por nível de ensino em sala de aula (reduzir o número de alunos por turma).
- Resgatar o curso Normal Superior.
- Ofertar formação continuada com especificidade em Educação de Jovens e Adultos;
- Consolidar grupos de educadores para jovens e adultos, visando trabalho mais duradouro no que foi desenvolvido nas formações continuadas para EJA;
- Selecionar e eleger os melhores projetos e trabalhos do ano com premiações, podendo ser em qualificação ou monetária.
- Ampliar e garantir a oferta de cursos semestrais em áreas específicas em latu sensu e strictu sensu a cada dois anos.
- Quanto à remuneração, combater a corrupção e melhorar a distribuição nas verbas destinadas à educação.
- Aquisição de materiais pedagógicos adaptados para atender os alunos com deficiência, inclusive jovens e adultos.
- Autonomia da escola para escolher seus profissionais após o concurso público e processo seletivo.
- Criação de novas políticas educacionais.
- Revisão e organização do plano de carreira (Estatuto do Magistério).
- Aumento de salário e remuneração condizente com plano de carreira.
- Eleições diretas para diretores de escola e membros da gerência da educação.
- Realizar concurso para secretários de escolas em todas as esferas.
- Definir critérios de admissão de professores quanto a sua formação, cada um na sua área específica de formação;
- Que seja proibido profissionais de outras áreas lecionarem na Educação Básica;
- O Plano de Carreira na sua construção garanta a participação de profissionais da educação.
- Federalização da folha de pagamento do professor.


VII - Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

- Reestruturação e aquisição de equipamentos para a rede pública, com vistas à melhoria da rede física de acordo com a realidade da comunidade escolar.
- Dotar as escolas (regulares, especial e de EJA) de infraestrutura material: quadra poliesportiva, laboratórios, auditórios, bibliotecas, cozinha, refeitório, banheiros e outros, bem como a produção de material didático pertinente.
- Transparência e autonomia de recursos financeiros voltados à realidade de cada unidade escolar.
- Remunerar e valorizar o estágio nos cursos de licenciatura visando à conexão e as demandas da rede pública de educação básica.
- Ampliar o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 10% do PIB e/ou 100% do Pré-sal.
- Priorizar o repasse de transferências na área de Educação para municípios e estados que tenham aprovado em lei específica prevendo a observância de critérios técnicos de mérito e desempenho e processos que garantam a participação da comunidade escolar preliminar à nomeação comissionada de gestores escolares.
- Fortalecimento do FUNDEB com a definição do custo aluno/qualidade inicial de acordo com os insumos necessários para um padrão mínimo de qualidade de educação.
- Igualar o custo aluno/qualidade da EJA com os de outras modalidades de ensino, visando garantir isonomia;
- Implementar mecanismos virtuais de acompanhamento e conferência de todos os recursos destinados, de forma vinculada ou não, para as unidades escolares permitindo  maior transparência na aplicação dos recursos;
- As verbas destinadas ao transporte escolar sejam administradas por cada segmento escolar (União, DF, Estados e Municípios);
- Que os alunos da rede pública (regular, especial e EJA) tenham vaga garantida nas IES Federais e Estaduais, e seja implementado programa de acesso e permanência como: alimentação, transporte e moradia para os que residam a mais de 30 km das IES, para qual foi selecionado.

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