CEI
Anjos do Itapocorói
Projeto
“A criança e o Meio”
Tema:
A criança e o Meio.
Sub
tema: Eu, Corpo, Higiene, Alimentação, Sentidos e datas
comemorativas.
Justificativa
O
presente projeto tem por relevância trabalhar os seus sub temas
emergentes: Eu, Corpo, Higiene, Alimentação, Sentidos e datas
comemorativas, que surgiram no decorrer deste projeto. Visamos com
isto promover uma pratica pedagógica que permita o desenvolvimento
integral da criança em todos os aspectos, físico, social,emocional
e cognitivo, por meio de experiências e dinâmicas significativas em
situações de interação, cuidados, brincadeiras e atividades
orientadas, levando em conta as necessidades de cada criança e do
grupo.As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o
conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a
descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem
parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.
Objetivo
Geral
Descobrir
e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades,
seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a
própria saúde e bem estar. Utilizando-se do Eu para expressar
emoções, sentimentos, pensamentos e necessidades. Proporcionando a
criança o conhecimento de si mesmo e de tudo que esta a sua volta,
reconhecendo-se como agente de sua própria historia, construída com
a interação com o meio.
Identidade
e Autonomia
Objetivos
Específicos
- Possibilitar o conhecimento do Eu relacionando-se com as outras crianças, professores e demais profissionais, bem como com a comunidade em geral;
- Adquirir conhecimento na utilização de produtos de higiene e valorizando seus hábitos necessários no dia a dia;
- Proporcionar o interesse em conhecer novos alimentos, comer sem ajuda e adquirir hábitos alimentares saudáveis;
- Fazer estudos sobre as datas comemorativas, trabalhando sua importância no convívio escolar, familiar e social;
Conteúdos
- Higiene e saúde;
- Expressão e manifestação de desconforto relativo ao uso de fraldas(desfraldar);
- Eu;
- Alimentação;
- Corpo;
Matemática
Objetivos
Específicos
- Possibilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico através de estimulo que permitam a criança vencer desafios;
- Buscar soluções e construir conhecimentos, desenvolvendo a capacidade de lidar com conceitos matemáticos;
- Desenvolver os conceitos de quantidade, cores, formas, hipóteses, espaço físico, medidas e tamanhos, relacionando a linguagem oral e escrita;
Conteúdos
- Tempo;
- Identificação e escrita e contagem dos numerais de 0 a 10;
- Exploração e identificação de figuras geométricas;
- Seriação e classificação;
- Cores e lateralidade;
Natureza
e Sociedade
Objetivos
Específicos
- Identificar com cada criança as pessoas que fazem parte do meio em que esta inserida;
- Respeitar e discutir as normas e regras que as norteiam;
- Descobrir a si mesmo e a sociedade como ser integrante e participativo;
Conteúdos
- Regras do grupo(convivência);
- Nome da turma;
- Eu e os que me cercam;
Linguagem
Oral e escrita
Objetivos
Específicos
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita;
- Identificar letras, figuras e símbolos fazendo a leitura de mundo;
Conteúdos
- Tentativa de escrita;
- Grafismo;
- Identificação do alfabeto(vogais e consoantes);
- Pseudoleitura(reconhecimentos por figuras e símbolos);
- Estimulação e desenvolvimento da fala;
- Aquisição do vocabulário;
- Apreciação e contato com a escrita;
Musica
e movimento
Objetivos
Específicos
- Estimular o desenvolvimento motor e psicomotor da criança auxiliando-a a movimentar-se, adquirindo assim equilíbrio, postura e executando conscientemente as ações musculares desejadas;
- Aprimorar-se progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo a si própria;
Conteúdos
- Percepção das sensações do próprio corpo;
- Naninha;
- Identificação diferentes tipos de sons;
- Imitar situações que envolvam a higiene e o corpo;
Artes
visuais
Objetivos
Específicos
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da contagem, da construção, desenvolvendo o gosto , o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Conteúdo
- Cuidado com o próprio corpo e no manuseio de matérias de arte;
- Observação e identificação de imagens diversas;
- Exploração e manipulação de diversos materiais para realizar as atividades;
- Coordenação motora livre;
Metodologia
- Roda de conversa;
- Pesquisas;
- Gráficos;
- Modelagem;
- Musicas;
- Pinturas;
- Historias;
- Brincadeiras;
- Quebra cabeça;
- Jogo da memória;
- Filmes;
- Recorte e colagem;
- Fantoche;
- Alfabeto móvel;
- Dobraduras;
Recursos
- Reciclagem;
- Guache;
- Pincel;
- Massa de modelar;
- Fantoches;
- CD/DVD
- Aparelho de som;
- Cartolina;
- Papel pardo;
- Livros infantis;
- Jornal.
Avaliação
A
avaliação acontecera diariamente, através de observação e
registros do avanço da criança, bem como sua participação e
interesse no desenvolver das atividades. A avaliação será
descritiva com ficha de avaliação individual, parecer do professor
referente ao seu desenvolvimento, utilizando o autorretrato para a
produção do portfólio.
Culminância
- Exposição dos trabalhos nas portas e no painel exterior;
- Palestra higiene e saúde.
Cronologia
- Mês de abril
Observações
- Elaboração do Projeto por toda equipe pedagógica da CEI Anjos do Itapocoroi;
- Os conteúdos e estratégias serão aplicados de acordo com a faixa etária de cada turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário