sexta-feira, 5 de abril de 2013

CEI Anjos do Itapocorói: Projeto “A criança e o Meio”


CEI Anjos do Itapocorói
Projeto “A criança e o Meio”

Tema: A criança e o Meio.
Sub tema: Eu, Corpo, Higiene, Alimentação, Sentidos e datas comemorativas.

Justificativa

O presente projeto tem por relevância trabalhar os seus sub temas emergentes: Eu, Corpo, Higiene, Alimentação, Sentidos e datas comemorativas, que surgiram no decorrer deste projeto. Visamos com isto promover uma pratica pedagógica que permita o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos, físico, social,emocional e cognitivo, por meio de experiências e dinâmicas significativas em situações de interação, cuidados, brincadeiras e atividades orientadas, levando em conta as necessidades de cada criança e do grupo.As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.

Objetivo Geral

Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades, seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar. Utilizando-se do Eu para expressar emoções, sentimentos, pensamentos e necessidades. Proporcionando a criança o conhecimento de si mesmo e de tudo que esta a sua volta, reconhecendo-se como agente de sua própria historia, construída com a interação com o meio.


Identidade e Autonomia

Objetivos Específicos

  • Possibilitar o conhecimento do Eu relacionando-se com as outras crianças, professores e demais profissionais, bem como com a comunidade em geral;

  • Adquirir conhecimento na utilização de produtos de higiene e valorizando seus hábitos necessários no dia a dia;

  • Proporcionar o interesse em conhecer novos alimentos, comer sem ajuda e adquirir hábitos alimentares saudáveis;

  • Fazer estudos sobre as datas comemorativas, trabalhando sua importância no convívio escolar, familiar e social;



Conteúdos

  • Higiene e saúde;
  • Expressão e manifestação de desconforto relativo ao uso de fraldas(desfraldar);
  • Eu;
  • Alimentação;
  • Corpo;

Matemática

Objetivos Específicos

  • Possibilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico através de estimulo que permitam a criança vencer desafios;
  • Buscar soluções e construir conhecimentos, desenvolvendo a capacidade de lidar com conceitos matemáticos;
  • Desenvolver os conceitos de quantidade, cores, formas, hipóteses, espaço físico, medidas e tamanhos, relacionando a linguagem oral e escrita;

Conteúdos

  • Tempo;
  • Identificação e escrita e contagem dos numerais de 0 a 10;
  • Exploração e identificação de figuras geométricas;
  • Seriação e classificação;
  • Cores e lateralidade;

Natureza e Sociedade

Objetivos Específicos

  • Identificar com cada criança as pessoas que fazem parte do meio em que esta inserida;
  • Respeitar e discutir as normas e regras que as norteiam;
  • Descobrir a si mesmo e a sociedade como ser integrante e participativo;


Conteúdos

  • Regras do grupo(convivência);
  • Nome da turma;
  • Eu e os que me cercam;



Linguagem Oral e escrita

Objetivos Específicos

  • Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita;
  • Identificar letras, figuras e símbolos fazendo a leitura de mundo;

Conteúdos

  • Tentativa de escrita;
  • Grafismo;
  • Identificação do alfabeto(vogais e consoantes);
  • Pseudoleitura(reconhecimentos por figuras e símbolos);
  • Estimulação e desenvolvimento da fala;
  • Aquisição do vocabulário;
  • Apreciação e contato com a escrita;

Musica e movimento

Objetivos Específicos

  • Estimular o desenvolvimento motor e psicomotor da criança auxiliando-a a movimentar-se, adquirindo assim equilíbrio, postura e executando conscientemente as ações musculares desejadas;
  • Aprimorar-se progressivamente da imagem global de seu corpo conhecendo a si própria;

Conteúdos

  • Percepção das sensações do próprio corpo;
  • Naninha;
  • Identificação diferentes tipos de sons;
  • Imitar situações que envolvam a higiene e o corpo;


Artes visuais

Objetivos Específicos

  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da contagem, da construção, desenvolvendo o gosto , o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.



Conteúdo
  • Cuidado com o próprio corpo e no manuseio de matérias de arte;
  • Observação e identificação de imagens diversas;
  • Exploração e manipulação de diversos materiais para realizar as atividades;
  • Coordenação motora livre;

Metodologia

  • Roda de conversa;
  • Pesquisas;
  • Gráficos;
  • Modelagem;
  • Musicas;
  • Pinturas;
  • Historias;
  • Brincadeiras;
  • Quebra cabeça;
  • Jogo da memória;
  • Filmes;
  • Recorte e colagem;
  • Fantoche;
  • Alfabeto móvel;
  • Dobraduras;

Recursos

  • Reciclagem;
  • Guache;
  • Pincel;
  • Massa de modelar;
  • Fantoches;
  • CD/DVD
  • Aparelho de som;
  • Cartolina;
  • Papel pardo;
  • Livros infantis;
  • Jornal.

Avaliação

A avaliação acontecera diariamente, através de observação e registros do avanço da criança, bem como sua participação e interesse no desenvolver das atividades. A avaliação será descritiva com ficha de avaliação individual, parecer do professor referente ao seu desenvolvimento, utilizando o autorretrato para a produção do portfólio.

Culminância

  • Exposição dos trabalhos nas portas e no painel exterior;
  • Palestra higiene e saúde.

Cronologia

  • Mês de abril

Observações
  • Elaboração do Projeto por toda equipe pedagógica da CEI Anjos do Itapocoroi;
  • Os conteúdos e estratégias serão aplicados de acordo com a faixa etária de cada turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário