CRECHE MUNICIPAL CASA DA AMIZADE
MARÇO /2013
PROJETO IDENTIDADE TEMA:
“QUEM SOU EU?!”
JUSTIFICATIVA: Este projeto foi idealizado por
sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais
amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas
áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do
atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da
escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber
qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas
vezes os pais passam a ideia de que ir à escola para “ganhar”
comida, lanche, e também para brincar com outras crianças.
Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as
famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou
rever o conhecimento que cada criança traz consigo.
OBJETIVOS: - Proporcionar ao aluno a
apropriação de sua identidade. - Conhecer a história e o
significado de seu nome; - Desenvolver a atenção para futura
identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;
- Construção de outros valores de vida. - Aquisição de novas
formas de relações.
CONTEÚDOS: CONCEITUAIS: * Identificação de
si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.
PROCEDIMENTAIS : * Participação em pesquisas.
* Exploração de fotos. * Compartilhar experiências vividas.
ATITUDINAIS: * Integração com os colegas e
adultos no ambiente escolar. * Respeito e valorização de si próprio
e com os colegas.
JANELAS : Linguagem Oral e Escrita: - Rodas de
conversas, - Leitura e escrita do nome, - Parlendas, - Advinhas, -
Trava – língua, - Histórias. Matemática: - Seqüência numérica,
- Contagem, - Função dos números, - Grafia de números, - Leitura
de números. &n bsp; Artes: - Desenho, - Pintura, - Recorte e
colagem, - Modelagem, - Apreciação. Natureza e sociedade: - Esquema
corporal, - Órgãos dos sentidos, - Animais de estimação.
Movimento: - Circuitos, - Brincadeiras, -
Psicomotricidade. Música: - Interpretar músicas infantis, - Ouvir
músicas clássicas e populares.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: - Preparar o material
para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”. - Providenciar fotos
dos alunos para as atividades de auto -retrato. - Providencias
material para os alunos Desenharem seus auto – retratos. - Elaborar
pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos. - Juntar revistas
para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos. -
Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos
referentes as diferentes características físicas dos seres
humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras,
brancas, negras, etc.). - Pesquisar os significados dos nomes da
turma. - Prepara material necessário para desenvolver as sequências
de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao
projeto).
ETAPAS: - Em roda aplicar a dinâmica
“Tesouro”(ESPELHO NA CAIXA). - Incentivar a observação das
igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura,
etc.). - Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes
no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.). -
Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo.
SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES: 1- Auto – Retrato.
2- História do Nome. 3- Atividades com nomes. 4- Esquema corporal.
5- Altura e peso. 6- Órgãos dos sentidos. 7- Número do sapato. 8-
Animais de estimação.
PRODUTO FINAL: Álbum Individual e mural
coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário